Descongestionante Nasal

Rinerge 0,5 mg/ml Solução para inalação por nebulização 

O que é Rinerge e para que é utilizado

Rinerge encontra-se indicado para o alívio rápido e prolongado da congestão da mucosa nasal e dos seios perinasais associada a constipações, rinite, sinusite, febre dos fenos e outras alergias do trato respiratório superior. Rinerge está ainda indicado para reduzir o edema, facilitando a visualização das membranas nasal e faríngea antes de procedimentos cirúrgicos e de diagnóstico, bem como para a abertura da trompa de Eustáquio obstruída em doentes com inflamação nos ouvidos.

O que precisa saber antes de utilizar Rinerge

Não utilize Rinerge se tem alergia (hipersensibilidade) à oximetazolina ou a qualquer outro componente deste medicamento, se tem sensibilidade conhecida aos efeitos farmacológicos de substâncias adrenérgicas, e em crianças com idade inferior a 6 anos.

Não utilize Rinerge em automedicação durante mais de 3-5 dias. Em caso de persistência dos sintomas, interrompa o tratamento com Rinerge e consulte o seu médico.

O conservante que faz parte da composição de Rinerge, o cloreto de benzalcónio, pode provocar tumefação (inchaço) da mucosa nasal especialmente em situações de utilização durante períodos alargados de tempo. Se suspeitar desta reação (congestão nasal persistente) deverá optar, se possível, por outro medicamento semelhante mas que não contenha conservante.

Se não existirem medicamentos para administração por via nasal sem conservantes, consulte o seu médico ou farmacêutico que lhe indicarão uma forma farmacêutica alternativa.

Para minimizar os riscos de propagação de infeções, não partilhe o seu nebulizador com outras pessoas. Os nebulizadores não devem ser utilizados por mais de uma pessoa.

A utilização de doses elevadas durante longos períodos ou a utilização muito frequente pode provocar irritação da mucosa nasal e causar efeitos sistémicos, especialmente em crianças.

Nas crianças, doses excessivas ou a ingestão inadvertida podem causar depressão profunda do sistema nervoso central, podendo ser necessária a prestação de cuidados intensivos de suporte.

Se está a tomar fármacos simpaticomiméticos e sofre de hipertiroidismo, doença cardíaca (incluindo angina), hipertensão (tensão arterial elevada), diabetes mellitus ou se está a tomar inibidores das monoamino-oxidases (IMAO) deverá informar o seu médico ou farmacêutico que está a usar este medicamento.

Como utilizar Rinerge

A dose habitual é 2 ou 3 nebulizações, em cada narina, duas vezes por dia (de manhã e à noite), salvo diferente prescrição médica. Em alguns casos de sinusite, a nebulização pode ser repetida após 10 a 15 minutos. Colocar o orifício do nebulizador no interior da narina sem a bloquear totalmente.

Premir o nebulizador o número de vezes correspondente ao número de nebulizações recomendado e inspirar rapidamente. Depois de usar limpe o orifício do frasco nebulizador.

Não utilize Rinerge em crianças com idade inferior a 6 anos.

Rinerge não deve ser utilizado em automedicação durante mais de 3 dias. Em caso de persistência dos sintomas, interrompa o tratamento com Rinerge e consulte o seu médico.

Composição: Cada ml de solução para inalação por nebulização contém 0,5 mg de oximetazolina. Os outros componentes são: cloreto de sódio, cloreto de benzalcónio, fosfato monopotássico, fosfato dissódico di-hidratado e água purificada.

Rinerge é um medicamento não sujeito a receita médica. Leia atentamente o folheto informativo. Em caso de agravamento ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Folheto informativo

RCM