Herpes Labial

Aciclosina 50 mg/g Creme  

O que é Aciclosina e para que é utilizado

Aciclosina contém a substância ativa aciclovir e apresenta-se sob a forma de creme para aplicação tópica na pele. O aciclovir pertence a um grupo de medicamentos chamado antivíricos (tratamento de infeções causadas por vírus). Aciclosina é aplicado sobre a pele para tratamento de herpes labial recorrente, que é causado pelo vírus "herpes simplex". Se não se sentir melhor ou se piorar após 10 dias, tem de consultar um médico.

O que precisa de saber antes de utilizar Aciclosina

Não utilize este medicamento se é alérgico (hipersensibilidade) ao aciclovir, ao valaciclovir ou a qualquer dos outros componentes deste medicamento.

Aciclosina só deverá ser utilizado em infeções por herpes simplex na face e nos lábios (herpes labial). O creme não é indicado para utilização sobre as membranas mucosas tais como a boca e os olhos, e não deverá ser usado para tratar herpes genital. Caso o creme entre em contacto com os seus olhos, lave-os bem com uma grande quantidade de água fria. Consulte o seu médico se após isso os seus olhos ficarem irritados. 

Dado que as infeções por Herpes são contagiosas, é recomendado evitar o contacto com a pele infetada, especialmente quando se formaram bolhas. Após aplicar Aciclosina sobre a infeção cutânea (na pele) deve lavar as mãos, para evitar a contaminação de outras partes do corpo (por exemplo, os olhos). 

A gravidade da infeção é determinada por um grande número de fatores, incluindo a extensão segundo a qual o sistema imunitário reage a uma infeção. Se o seu sistema imunitário estiver gravemente debilitado deve consultar o seu médico antes de utilizar o creme já que pode necessitar de tomar comprimidos de aciclovir. Por essa razão, deve informar o seu médico sobre a sua história clínica, tão pormenorizadamente quanto possível, para que ele possa determinar qual o melhor tratamento para si.

Aciclosina contém álcool cetoestearílico. Pode causar reações cutâneas locais (por exemplo dermatite de contacto).

Aciclosina contém também propilenoglicol (E1520). Pode causar irritação cutânea (na pele).

Como utilizar Aciclosina

Adultos e crianças com idade igual ou superior a 12 anos

  • Aplique 5 vezes ao dia uma fina camada de creme, com a ajuda do dedo, de modo a cobrir totalmente a área afetada,
  • As aplicações devem ser espaçadas entre si por um intervalo de 4 horas, não necessitando aplicar o creme durante a noite.
  • Continue o tratamento durante 4 dias. Se a sua lesão não tiver cicatrizado ao fim deste tempo, poderá manter o tratamento por mais 6 dias. Se a cicatrização total não ocorrer ao fim de 10 dias, ou se a lesão se tornar muito grave, consulte o seu médico.

Siga a seguintes instruções cuidadosamente:

  • Não aplique Aciclosina na sua boca, olhos ou vagina,
  • Lave as mãos antes e após a aplicação de Aciclosina de modo a evitar o agravamento das lesões, transmitir esta infeção a outra pessoa ou a outras partes do seu corpo;
  • Deve evitar tocar ou coçar as lesões com as mãos ou mesmo com uma toalha, de modo a não agravar ou transferir a infeção.

Composição

Cada grama de creme contém 50 mg de aciclovir. Os outros componentes são: laurilsulfato de sódio, propilenoglicol (E1520), vaselina branca, água purificada e álcool cetoestearílico.

Aciclosina é um medicamento não sujeito a receita médica. Leia atentamente o folheto informativo. Em caso de agravamento ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Folheto informativo

RCM